
Nova CNH 2022
A partir do dia 1° de Junho de 2022 haverá a disposição dos motoristas brasileiros uma nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que virá para substituir o atual modelo em vigor. Mas não precisa se preocupar pois, a troca para o novo modelo não será obrigatória, a princípio só os novos habilitados e aqueles que forem renovar sua habilitação vão receber o novo modelo de documento.
O que muda na nova CNH

Nova Carteira de Habilitação
A principal diferença visual do atual modelo de CNH para o novo será a existência de uma tabela no verso do documento mostrando para qual veículo o condutor está habilitado a dirigir. Mas esta não será a mudança mais importante. A principal mudança deste novo modelo de habilitação está na segurança de dados que ela contêm.
Alem do QR Code já existente no modelo atual de CNH que liga automaticamente o documento ao registro nacional de condutores habilitação, o novo modelo contará com: tintas especiais fluorescentes, anti-scanner e com reação a luz UV; marcas d’água distribuídas por toda a cédula; na parte superior aparecerá um pequeno mapa do estado emissor da habilitação; um código cifrado com informações criptografadas que poderá ser lido apenas por um agentes de trânsito com o uso de um aplicativo de celular; também haverá seções com texturas e numerações que só serão visíveis com uma luz especial; um novo fundo com novas cores; entre outras mudanças.
NOTA: No total são mais de 20 itens de segurança que integrarão este novo modelo de CNH. O principal intuito do denatran com estas mudanças é evitar as fraudes e se manter a frente dos falsificadores.
Outra mudança significativa na nova CNH são as cores, Ela adotará as cores verde, amarelo, azul e cinza, que difere do atual modelo que conta com um predomínio da cor verde escuro. Isso ajudará a evitar fraudes bem como a diferenciá-la das do modelo atual
Quanto a validade da nova CNH
Segundo a nova legislação em vigor, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a CDT (Carteira Digital de Trânsito) mantêm a mesma validade impressa. Assim, o condutor ao instalar o aplicativo em celular, fica isento da necessidade de portar o documento físico.
Desde abril de 2020, a nova legislação de trânsito define que a CNH tem uma validade de 10 anos para os condutores nas faixas etárias entre 18 e 49 anos. A partir dos 50 anos de idade até os 70, o prazo continua sendo de 5 anos de validade e a partir dos 70 anos passa a ser obrigatório a realização da renovação a cada 3 anos.
Conclusão.
Vemos que o Denatran vem a muito fazendo o possível para que o ato de dirigir fique mais seguro e transparente possível. A nova CNH é prova disso. Vamos ter em mãos um documento moderno seguro e cheio de tecnologia que vai nos ajudar a ter um transito melhor e mais seguro.
voltar para a categoria Primeira Habilitação